O que é RDB? Saiba como investir em RDB – Recibo de depósito bancário

Para quem está pensando em investir em fundos de renda fixa, existem algumas alternativas, certamente entre estas já deve ter ouvido falar em RDB, que é um investimento de certa forma muito semelhante ao CDB (Certidão de Depósito Bancário).

O RDB é um Recibo de Depósito Bancário, que da mesma forma que o CDBs, o banco poderá dispor de seu dinheiro para gerar liquidez em sua transações no mercado, tais como garantir limites de cheques especiais e outras linhas de crédito.

O prazo mínimo para resgate do RDB pode variar bastante de acordo com a contratação, mas vale lembrar que quanto maiores são os prazos e também os valores o investimento tende a ficar mais rentável.

Como é Calculada a Rentabilidade do RDB?

Esta é outra grande semelhança entre o RDB e o CDB, pois há duas formas de calcular a rentabilidade do RDB, sendo uma pré-fixada, onde já saberá qual a rentabilidade no ato da contratação e outra pós-fixada, esta terá um índice de reajuste, normalmente o índice utilizado é o CDI.

Com relação a ser um investimento seguro ou não o RDB conta com as mesmas garantias que o CDB, ou seja, é garantido pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC), que é uma garantia oferecida pelo Governo Federal aos investidores.

Existe um prazo mínimo para o resgate de RDB pré-fixado, que é de 30 dias, caso precise fazer o resgate antes deste período terá que entrar em contato com sua instituição financeira para fazer o cálculo do I.O.F. que incidirá sobre a operação, que é um cálculo retroativo em relação a data de resgate do RDB.

Valor mínimo e IR sobre o RDB

O valor mínimo para a contratação de RDB é de R$ 1.000,00 e vale lembrar que quanto maior o valor normalmente melhores são as condições e rentabilidade de seu investimento. Também é importante notar que há incidência de I.R. sobre a rentabilidade, este segue alguns critérios de acordo com o prazo de seu RDB, veja:

  • Investimentos de até 180 dias: 22,5%
  • Investimentos de 181 a 360 dias: 20%
  • Investimentos de 361 a 720 dias: 17,5%
  • Investimentos acima de 720 dias: 15%

Existe alguma grande diferença entra CDB e RDB?

Sim, existe a diferença de que o CDB é um título, portanto pode ser negociado e transferido, já o RDB é um recibo de depósito bancário, portanto intransferível e inegociável.


Adicionar Comentário