Esqui aquático, como começar a praticar; como reparar os esquis

Um esquiador aquático é rebocado por um barco a motor a uma velocidade relativamente alta; assim, antes de começar a praticar na água é conveniente combinar um certo número de sinais com as pessoas que vão no barco para que possa haver um mínimo de comunicação entre esquiador e barco.

Print Friendly, PDF & Email

Um esquiador aquático é rebocado por um barco a motor a uma velocidade relativamente alta; assim, antes de começar a praticar na água é conveniente combinar um certo número de sinais com as pessoas que vão no barco para que possa haver um mínimo de comunicação entre esquiador e barco. O praticante de esqui aquático deve ser um bom nadador; para além disso, deve usar um colete de salvação, e em águas mais frias é de toda a conveniência usar também um fato de neoprene. O barco que o reboca deve poder atingir entre 20 e 30 nós (35-55 km/h). Utilize um cabo de reboque de boa qualidade com cerca dc 20 m de comprimento.

Esquis

São feitos de madeira laminada ou de fibras sintéticas e há-os de vários comprimentos, tanto para crianças como para adultos. O comprimento médio para um adulto é de 1,70 m. Existem vários tipos de esquis, consoante as técnicas a que se destinam, mas para um principiante são melhores os que servem para todas as modalidades. Todos os esquis têm encaixes de borracha onde se enfiam os pés. A fixação pode ajustar-se, pois possui duas partes de borracha separadas, uma à frente e outra para o calcanhar, sendo a do calcanhar montada numa calha corrediça.

Como praticar em terra

Molhe os pés e as fixações para ser mais fácil calçar o esqui. Introduza o pé na parte da frente, puxando para baixo a borracha destinada ao calcanhar. A seguir, puxe esta para cima (ajustando a parte corrediça do calcanhar se as fixações forem ajustáveis).

Com os pés bem assentes no chão e afastados mais ou menos à largura dos ombros, ponha-se de cócoras sobre os esquis com os joelhos chegados ao peito. Estenda os braços para a frente por fora dos joelhos.

Segure a barra de reboque enquanto alguém puxa o cabo gradualmente até esticar. Mantendo os pés assentes no chão, os joelhos dobrados, os braços para a frente, as costas e a cabeça direitas, deixe que o cabo o puxe para cima. Vá praticando até conseguir dominar este movimento.

Como praticar dentro de água

Comece com água pela cintura, deixando que o colete de salvação o mantenha a boiar. Agarre bem com ambas as mãos a barra de reboque e ponha-se de cócoras como fez quando praticou em terra, mantendo as pontas dos esquis ligeiramente fora de água.

Quando o barco começar a andar e o cabo esticar, você começará a mover-se. Quando o cabo estiver esticado, faça sinal ao condutor do barco de que já está pronto, e ele então começará a acelerar gradualmente. Mantenha-se de cócoras até os esquis ficarem totalmente fora de água, começando a planar, e deixe-se rebocar mantendo a posição até sentir equilíbrio; depois levante-se a pouco e pouco, ligeiramente inclinado para trás.

Para parar, faça sinal ao condutor, a seguir largue o cabo e deixe-se afundar, ficando sustentado pelo seu colete de salvação. Se cair, largue imediatamente o cabo para não ser arrastado.

Como reparar os esquis

Limpe os esquis sempre que os utilizar, passando-os por água doce. Trate-os com cuidado para evitar estalar o verniz. Em pequenas estaladelas ou mossas no verniz, aplique um verniz de silicone com um pano macio.

Nunca deixe os esquis ao ar livre por muito tempo e guarde-os colocados ao alto num local seco à temperatura ambiente normal. Aplique nas partes metálicas um spray de silicone.

Os esquis de madeira devem ser envernizados todos os invernos. Coloque os numa superfície plana e tire-lhes as fixações dos pés. Lixe com lixa de água a parte de cima dos esquis, limpe-os e deixe-os secar. A seguir envernize as partes de cima com verniz de Poliuretano incolor. Quando estiverem secas, envernize as partes de baixo e as bordas. Se os seus esquis necessitarem de reparação, dirija-se ao estabelecimento onde os comprou ou ao representante da marca. No entanto, pode valer a pena saber como proceder em alguns casos mais correntes.

Com o uso frequente, as fixações dos pés estragam-se e necessitam de ser substituídas. Desaparafuse as chapinhas de alumínio que prendem as fixações ao esqui e coloque-as sobre fixações novas. Marque a lápis os furos dos parafusos e a seguir abra-os na borracha. Coloque as chapinhas de alumínio na devida posição por cima dos furos e enfie os parafusos. Coloque a fixação sobre o esqui, alinhe os parafusos com os furos existentes e aparafuse-os bem apertados.

Se o fin na parte de baixo do seu esqui estiver torto ou partido, pode comprar um para o substituir ou fazer um você mesmo. Utilize uma madeira dura copiando o formato do fin do outro esqui, se for possível. Se não for, corte-o em forma triangular com 4 ou 5 cm na parte de trás e 1 ou 2 cm à frente. Lime e lixe as arestas de modo a obter um perfil adequado. Retire o fin danificado e lixe a parte de baixo do esqui.

Coloque o fin sobre o esqui  no devido lugar e marque os furos. Faça um furo para um parafuso de cabeça de embeber através da parte da frente do fin. Aplique cola de contacto à prova de água no fin e no esqui e coloque o fin no lugar. Depois, aparafuse-o ao esqui pelo lado de cima e através do furo que abriu na parte da frente do fin. Tape os furos com um betume de plástico e, por fim, envernize o fin.

Print Friendly, PDF & Email
Etiquetas do artigo:
· · · ·
Categorias do artigo:
Desporto

Comentários

  • Boa noite, estou interessada em comprar um esqui aquático,porém estou na dúvida qual tipo e tamanho seria mais apropriado para o meu peso e altura.
    H: 1,55m / Peso: 55kg.
    Vale ressaltar que nunca esquiei.
    Se puderem me enviar por e-mail uma resposta ficarei agradecida

    Lívia 25 de setembro de 2010 0:43 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *