Como utilizar um saca rolhas

  • on 29 de abril de 2011
  • Likes!

As rolhas utilizadas nas garrafas de vinho de qualidade conservam a quantidade de ar suficiente para permitir uma perfeita maturação do vinho. Se a rolha secar e encolher, entra demasiado ar na garrafa e o vinho adquire um sabor a vinagre ou a mosto. Se tenciona guardar o vinho durante algum tempo, coloque as garrafas na horizontal, a fim de que as rolhas se conservem molhadas — v. ARMAZENAMENTO DO VINHO.
Prepare a garrafa para abrir cortando o invólucro metálico (cápsula) até à saliência do gargalo. Se necessário, limpe essa zona, especialmente se encontrar um depósito de pó branco à volta do gargalo.
Se prefere utilizar um saca-rolhas clássico, escolha-o com uma rosca fina e os arcos da espiral bem espaçados, com pelo menos 6 cm de comprimento e uma ponta aguçada.
O rebordo da rosca não deve ser muito cortante para não desfazer a rolha. O manipulo deve ter comprimento suficiente para servir de alavanca e um acabamento simples que lhe permita segurá-lo com firmeza. Assegure-se de que o manipulo está bem cravado na rosca.
Introduza a ponta do saca-rolhas na rolha e rode-o até que a ponta fique visível na extremidade oposta da rolha. Puxe-o apertando a garrafa entre os joelhos. Se a rolha estiver muito apertada e não sair com facilidade, pouse a garrafa no chão, segurando-a com uma das mãos enquanto puxa a rolha com a outra.
Os saca-rolhas de alavanca exigem menos esforço. A figura apresenta três tipos úteis de saca-rolhas.
Como abrir uma garrafa de vinil espumante. Rasgue o invólucro metálico (cápsula). Incline a garrafa e desenrosque o anel de arame com uma das mãos, segurando a rolha com a outra. Retire o arame e, mantendo ainda a mão sobre a rolha, rode a garrafa até sentir a rolha começar a subir. Retire a rolha com cuidado e sirva o espumante imediatamente.

SUGESTÃO ÚTIL: Se, ao abrir a garrafa, caírem pedaços de rolha no seu interior, passe rapidamente o vinho por um pano limpo ou filtro de papel.

Três maneiras de tirar a rolha:

1. Um saca-rolhas deve ler uma rosca de espiral aberta (1). e não um eixo cen­tral (2), a fim de reduzir a perfuração, nem um rebordo afiado (3) para não fragmentar a rolha.

2. Com saca-rolhas de madeira. A travessa superior serve para fazer peneirar a rosca na rolha. A travessa inferior, rodada no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio, força a subida da rosca, permitindo a saída da rolha.

3. Com saca-rolhas de alavanca. Ao rodar o manipulo de topo, que pode servir de abre–garrafas, as alavancas laterais sobem e a rosca peneira na rolha. Em seguida, force as alavancas para baixo. A engrenagem de rodas dentadas obriga a rosca a subir, permitindo a extracção da rolha.

Print Friendly, PDF & Email
Etiquetas do artigo:
· ·
Categorias do artigo:
Utensílios de Culinária

Comentários

  • obrigada

    Alessandra Palomero 26 de janeiro de 2013 23:29 Responder
    • AISHIUAHSIUAHS(*ASHUIAUR&SDF*TA(OISHAIYSUGA(SOIA

      Marcos Felipe 26 de janeiro de 2013 23:35 Responder
    • AISHIUAHSIUAHS(*ASHUIAUR&SDF*TA(OISHAIYSUGA(SOIA

      Marcos Felipe 26 de janeiro de 2013 23:35 Responder
    • E eu que pensava que seu cabelo era pintado…

      Marcos Felipe 26 de janeiro de 2013 23:35 Responder
    • nossa mas eu não tava entendendo isso porque tem duas pessoas comigo ):

      Alessandra Palomero 26 de janeiro de 2013 23:36 Responder
  • obrigada

    Alessandra Palomero 26 de janeiro de 2013 23:29 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *