Dicas Para Fazer na Ceia de Natal

A Ceia de Natal é das refeições mais celebradas do ano. Um momento muito importante para quase todas as famílias, onde todos os seus membros estarão reunidos. Abaixo seguem algumas dicas para fazer na ceia de natal!

A ceia de Natal é um momento que queremos impressionar as pessoas a nossa volta, e se possível gastando o mínimo possível, certo? Cada família possui ser segredo especial, ou alguma tradição que goste de seguir em especial, que envolva credo ou religião.

Vamos às dicas mais básicas, que toda família poderá usar.

Dicas Para Fazer na Ceia de Natal

Dicas Para Ceia de Natal

Você deve ter uma idéia de quantas pessoas esperar para a ceia, no caso quantos convidou e quantas confirmaram, para fazer a quantidade adequada de comida.

E ver o tipo de pessoas que espera para sua ceia, por exemplo, se houver alguma grávida no grupo, seria interessante ter alguma coisa de cardápio para elas. Alguma comida light ou algum suco natural.
Algo que ela possa se alimentar e ao bebê tranquilamente, sem ter o risco de passar mal depois por excesso ou por tempero exagerado.

Outro fator a considerar são as crianças. Normalmente elas comem pouco, e tem uma atenção especial nas sobremesas, principalmente algo que tenha chocolate, por isso é interessante sempre ter item na ceia.

No caso das comidas, sabendo quantas pessoas virão e quais são, fica mais fácil saber o que servir, entre prato principal e acompanhamentos.

Por exemplo: Peru serve cerca de 12 pessoas, Tender cerca de 6 pessoas, Chester cerca de 12 pessoas. Esses cortes todos com osso, para porções de tamanho médio, contabilizando é claro outros pratos na ceia.

Depois temos pernil cerca de 9 pessoas, lombo recheado cerca de 8 pessoas, Frango cerca de 5 pessoas e tatu recheado cerca de 8 pessoas, levando em consideração os mesmos critérios acima.

Se você for optar por uma ceia grande, o ideal seria investir em 2 pratos principais, por exemplo, um de carne e outro de ave, e alguma carne recheada para acompanhar.

Já se optar por uma ceia menor, um frango recheado com a farofa tradicional bem incrementada é uma boa dica.

Não se esqueça dos acompanhamentos, o prato principal é importante, mas os acompanhamentos também devem ser bem investidos. Temos arroz de forno, saladas, salpicão, há uma infinidade de opções, que podem muitas vezes substituir um prato de carnes pequeno.

No caso dos doces, evite o excesso. Como vem por último, a maioria das pessoas já estará satisfeita com a ceia, opte por frutas da estação, além de estarem com valor menor, poderá não ser enjoativo, e podem ser aproveitados em outras coisas se sobrarem.

No caso das crianças seria interessante ter pelo menos uma sobremesa doce, como no caso um pavê de chocolates, pois elas estarão ansiosas por este item.

E não se esqueça das sobras, opte por pratos que se sobrarem podem ser reutilizados no dia seguinte, como lanches rápidos, ou fricassé ou quem sabe bolinhos.

E você o que está a pensar fazer para a ceia de Natal deste ano?
Compartilhe nos comentários abaixo o que vai fazer na próxima ceia de Natal.


Adicionar Comentário