Como fazer iogurte

O iogurte é um alimento muito saudável e saboroso, que para além de tudo é muito benéfico para a saúde. É fonte de fermentos lácteos que melhoram a digestão e trazem benefícios para todo o organismo.

Facilmente podemos comprar iogurtes numa loja para toda a família. No entanto, imagine o quanto você poderia economizar se fizesse os seus próprios iogurtes caseiros, sem qualquer aditivo químico e sem excessos de açúcares, que são tão comuns nos iogurtes que estão à venda nos supemercados.

Alguns iogurtes são muito saudáveis, possuem as chamadas ”batérias do bem”. Estas estão diretamente relacionadas com as melhorias no sistema digestivo, aumento da imunidade, para além de ajudarem a deixar a pele os cabelos mais bonitos. Entre outra das vantagens dos iogurtes é que estes ajudam a ganhar a sensação de saciedade (o que pode ajudar a perder peso). Para além disso, os iogurtes também ajudam o seu corpo a lutar contra as diversas alergias alimentares.

 

iogurte-caseiro

 

Iogurte caseiro

Veja o guia passo a passo para fazer um iogurte caseiro na sua cozinha.

O que vai precisar:

  • 1 litro de leite
  • meia chávena de leite em pó
  • 1 colher de sopa de açúcar
  • 1 pitada de sal
  • 2 colheres de sopa de iogurte natural sem sabor

Como preparar o iogurte:

  1. Comece por aquecer o leite até aos 85ºC (utilize um termómetro de cozinha para verificar a temperatura). Para evitar que o leite queime, poderá usar uma leiteira menor, com o leite dentro de uma panela maior com água, dessa forma você não precisa de estar sempre a mexer na água. Se quiser ferver o leite de uma forma normal e tradicional, nunca se esqueça de ir mexendo o leite para que este não queime no fundo. Caso não possua um termómetro, aqueça o leite até começarem a formar-se bolhas nas bordas.
  2. Deixe o leite esfriar até chegar aos 43 graus. Depois de estar à temperatura adequada, deverá meter a leiteira com o leite quente num recipiente com água fria. Deve mexer a cada 20 minutos. Se preferir, pode deixar o leite esfriar na geladeira, no entanto, neste caso deverá mexer a cada 10 minutos.
  3. O terceiro passo é tirar o iogurte ”original” da geladeira. Você deverá deixá-lo numa temperatura ambiente para que não fique gelado quando chegar a altura de o misturar com o leite.
  4. Adicione meia chávena de leite em pó para tornar o iogurte mais forte em sabor e nutrientes.
  5. Chegou a altura de adicionar o iogurte ”original”. Para fazer isso deve adicionar 2 colheres de sopa do iogurte. Você tem que misturar sempre bem, se preferir, também poderá utilizar um liquidificador para distribuir melhor as batérias pelo leite.
  6. Coloque a mistura em potes esterilizados com água fervente e que fechem muito bem.
  7. Deixe a mistura a descansar, as batérias precisam sempre de algumas horas para se multiplicarem. Mantenha sempre os potes num lugar que tenha cerca de 38 graus. Um truque é aquecer água quente até essa temperatura e deixar lá os potes.
  8. Gele o iogurte por algumas horas antes de o servir. Ele tem capacidade para durar entre 1 a 2 semanas. Para ingerir o iogurte que você fez, é preciso fazê-lo nos primeiros 5 a 7 dias, quando as batérias ainda têm poder para se multiplicarem e fermentarem mais o leite.
Print Friendly, PDF & Email
Etiquetas do artigo:
· ·
Categorias do artigo:
Culinária

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *