Como poupar gasóleo

Saber como poupar também se aplica ao combustível das nossas viaturas, seja em carros ou motas.

Assim, será sempre útil saber como poupar gasóleo até 15%, graças não apenas a uma melhor combustão, maior lubrificação, mas também uma profunda limpeza do motor.

No fundo, as sugestões para o gasóleo também poderão ser aplicadas a qualquer tipo de combustível. Fique a conhecer algumas dicas para saber como poupar gasóleo.

 

poupar-gasoleo2

 

Dicas de poupança

  • Caso necessite de encher o tanque do depósito, para poupar gasóleo, faça-o pela manhã, o mais cedo possível, pois tanto a temperatura do ambiente como do solo é mais baixa e, como se sabe, todos os postos de combustíveis têm os seus depósitos debaixo da terra. Isto tem uma razão de ser. Ao estar a terra mais fria, a densidade do gasóleo (e da gasolina também) é menor e o inverso acontece durante o dia, quando a temperatura do solo sobe e os combustíveis tendem a expandir-se.
  • Além disto, quando for pessoalmente encher o tanque, saiba que não deverá apertar a pistola ao máximo. Isto porque, segundo a pressão que se exerce sobre a pistola, a velocidade pode ser lenta, média ou alta. Assim, deverá optar pelo modo mais lento. Ao encher mais lentamente, cria-se menos vapor, pelo que a maior parte do gasóleo converte-se num depósito realmente cheio. De notar que, também, todas as mangueiras de combustível devolvem o vapor para o depósito.
  • Outra dica é a de encher o tanque antes que o nível de combustível baixa da metade. Quanto mais gasóleo tiver no depósito, menos ar haverá dentro dele, e isto acontece porque os combustíveis se evaporam mais rapidamente do que julgamos.
  • Não deve encher o depósito quando o posto de combustível estiver a ser reeabastecido ou imediatamente após ter sido. De facto, se chegar ao posto de combustíveis e vir um camião tanque que está a abastecer a estação de serviço, ou mesmo se tiver acabado de o fazer, evite, se puder (é claro) de abastecer nessa bomba de gasolina nesse momento. E isto tem uma razão de ser. É que os depósitos quando são reabastecidos, o combustível que é introduzido faz com que o ainda restante seja agitado, e os sedimentos assentes no fundo vão acabar por ficar em suspensão por algum tempo, pelo que o que poderá ocorrer é o risco de ir abastecer a sua viatura com combustível sujo.
  • Algumas dicas de condução também poderão ajudar a poupar gasóleo. Vá visualizando a quilometragem que faz. Esteja atento à média de quilómetros por hora que faz e não acelere, tentando sempre ir a menos do que essa média.
  • Por fim deixa-se uma dica mais importante do que parece: lembre-se de estacionar à sombra. Isto porque um carro estacionado ao sol, independentemente de ser no Verão ou Inverno, irá favorecer a evaporação do combustível.

Adicionar Comentário