Como poupar combustível

Como poupar combustível

Em todas as áreas da nossa vida temos e devemos de ter a consciência da necessidade de poupar. Tome consciência de algumas dicas que lhe permitirão saber como poupar no combustível do seu carro.

Bastará que mude a sua postura na condução e manutenção do seu automóvel para que consiga reduzir em cerca de dois litros em cada 100 quilómetros o consumo de combustível. Só isto irá revelar uma poupança de dois euros. Adopte uma postura que permita otimizar o funcionamento do motor e, assim, tanto os consumos como nas emissões que poluem o ambiente.

dicas de condução para poupar combustível

Na condução, tente não ultrapassar as 2500 / 3000 rotações por minuto do motor (nos carros a gasóleo) e as 3000 num carro a gasolina, pois apartir destes valores, o seu carro irá consumir muito mais. Evite fazer mudanças desnecessárias e, sempre que possível, use a mudança mais elevada circulando, por exemplo, a 60km/hora na quinta velocidade.

Ao contrário do que muitos pensam, não é por usar o ponto morto nas descidas que vai poupar combustível. Não apenas isso representa um risco para a sua própria segurança, como também o motor irá consumir mais ao ralenti que em funcionamento, pois numa descida o motor corta a injeção de combustível.

Como poupar combustível

Tente manter uma velocidade constante. Evite travagens e acelerações bruscas, assumindo uma condução defensiva. Se vir que o trânsito vai abrandar, seja porque razão fôr, deverá antecipar-se, ou seja, levante o pé do acelerador com antecedência, fazendo com que o motor reduza, ao mínimo, o combustível que consome para que o carro se mova. Esta é mais uma forma de como poupar combustível.

Em dias mais frios, deverá deixar que o motor atinja a ideal temperatura de funcionamento, pelo que não deverá forçar o motor do seu carro com andamentos e velocidades mais fortes nos primeiros minutos depois de o ligar.

Saiba ainda como poupar combustível através do cruise control. Se o seu automóvel estiver equipado com cruise control ou algum regulador de velocidade, utilize-o sempre que tiver oportunidade. Isto porque estes equipamentos adaptam o funcionamento do motor às circunstâncias da circulação do carro.

dicas para poupar combustível

Outra coisa que deverá fazer para que fique a saber como poupar no combustível, é respeitar os períodos de manutenção dados pelo fabricante. Verifique semanalmente o óleo do motor e mantenha os rincipais “órgãos” do seu carro bem regulados, sendo o mais importante a própria direção do automóvel. Uma direção desregulada do automóvel ou pneus com falta de ar irão aumentar a resistência ao rolamento, pelo que o seu carro irá também consumir mais combustível.

Sabia que quanto mais carregado o seu carro estiver mais combustível consome? Pois tem aqui mais uma dica de como poupar combustível. Retire toda a carga desnecessária do seu automóvel. Por pouca que seja, desde que não esteja a precisar dela, retire-a do seu carro, pois quanto mais pesado ele estiver, mais irá consumir, por isto é que quando vamos de viagem de férias, consumimos mais combustível que o normal.

Não se esqueça de que para poupar combustível também deverá verificar a pressão dos pneus do carro com frequência. Uma pressão correta permite uma economia entre 2 a 3%. Verifique a pressão dos pneus com eles frios, ou seja, nunca depois de uma viagem, mas antes dela.

Por fim, saiba como poupar combustível ao evitar o uso do ar condicionado. Utilize apenas o ar condicionado quando realmente necessário. É que apesar da sua evolução são, ainda, responsáveis por um aumento de consumo de combustível na ordem de 1,5 litros a cada 100 quilómetros.

Print Friendly, PDF & Email

Comentários

  • boa gostei das dicas são ótimas muito bom sabe estas dicas que ajudam obrigado!

    Israel Maracaipe 6 de outubro de 2013 15:49 Responder
  • boa gostei das dicas são ótimas muito bom sabe estas dicas que ajudam obrigado!

    Israel 6 de outubro de 2013 15:50 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *