Como poupar água no jardim

Em regra, estamos sempre mais preocupados com os gastos dentro de casa, deixando para trás uma análise de como poder poupar na limpeza e manutenção do nosso jardim ou quintal.

Na generalidade dos casos, a água que usamos nas áreas externas da nossa casa corresponde a cerca de 30% do consumo de água. De notar que este valor poderá com certeza aumentar em regiões mais secas.

Por tudo isto é importante nos apercebermos de como podemos também poupar no gasto de água o exterior.

Como poupar água no jardim

Existem variadas opções que se podem tomar para prevenir gastos desnecessários.

Compre um barril ou depósito para captar água da chuva, pois poderá usar essa água posteriormente, por exemplo, para lavar o seu jardim ou quintal. Veja como já pode começar a poupar de imediato. Veja a aquisição de um tipo de depósito como um investimento.

Use a irrigação da relva e árvores a seu favor

O melhor que tem a fazer para regar é com uma mangueira giratória ou com um sistema de irrigação a gotas. O proveito destes sistemas é que deixam regados os locais realmente necessários, ao invés dos típicos sistemas de aspersão, que pdem chegar a consumir cerca de dois mil litros de água em apenas duas horas. Além disto, também pode instalar sensores que não se liguem automaticamente quando chuver.

como poupar agua jardim

Se fôr daquelas pessoas que usam borrifadores e deles não abdicam, certifique-se que os usa do modo mais eficiente possível: aponte-os para o local exato que pretende atingir para que, em especial nas áreas não absorventes como um empedrado, não seja gasta água desnecessariamente.

Regue ou use os borrifadores apenas ao final da tarde antes do pôr-do-sol pois com menos calor e sol, a água não evapora tanto, pelo que não ira gastar tanta água.

Quando deve regar o seu jardim

Utilize uma chave de fendas ou uma pá pequena para verificar o solo: se os primeiros dez centímetros estiverem húmidos, não há qualquer necessidade de regar.

Qunado estiver a pensar nas plantas que vai comprar, tenha em conta a zona onde vive, pois há esécies de plantas mais resistentes em zonas secas. Um cacto ou um alecrim irão reduzir a quantidade de água necessária para a rega, pelo que aproveite para encontrar as plantas que melhor se adequam à sua área de residência.

Quando já tiver adquirido as suas plantas, organize-as por necessidade. Ou seja, coloque plantas que necessitem de mais água todas juntas e em áreas mais baixas para que possa fazer uma rega mais eficiente e com menos consumo de água. Coloque as plantas mais resistentes nos locais mais secos, como declives.

Cubra o seu jardim com folhas e arbustos, pois o consumo de água irá ser mais reduzido uma vez que este tipo de vegetação retém a humidade sob o solo onde é mais necessário. Espalhe pedaços de madeira, compostos ou folhas pelo jardim ou à volta das árvores e arbustos para ajudar o solo a reter água. Adicionalmente, a cobertura irá ajudar a evitar erosões sendo que também irá fornecer nutrientes extra quando se começar a decompor.


Adicionar Comentário