Espelhos, colocação, limpeza e restauro

Em muitas casas antigas, os espelhos têm de ser pendurados em calhas para quadros por meio de correntes e ganchos por as paredes não oferecerem resistência suficiente.

Relativamente a todos os espelhos que são fixados ou aparafusados à parede, certifique-se de que a superfície da parede é regular. Se necessário, forre primeiro a parede fixando uma placa de contraplacado ou madeira prensada por meio de parafusos de cabeça de embeber que a segurarão à parede.

Muitos espelhos simples sem protecção na retaguarda ficam mais bem seguros por meio de grampos fixos e móveis para espelhos. Normalmente, são precisos seis grampos — dois fixos para sustentarem a borda inferior do espelho e quatro móveis, dois para a parte superior e um para cada lado.

Assinale ao de leve a posição do espelho na parede; em seguida, posicione os dois grampos do fundo e marque na parede os pontos de perfuração para os parafusos. Abra os furos e meta-lhes buchas, seguidamente aparafuse os dois grampos nas respectivas posições utilizando anilhas de nylon contrapunçoadas, que são habitualmente fornecidas com os grampos. Estas anilhas servem de almofada ao espelho e impedem que os parafusos marquem a retaguarda deste. Por vezes, são fornecidas duas anilhas, uma para colocar entre a parede e o grampo e a outra entre este e o espelho, que permitem obviar a qualquer ligeira irregularidade da superfície da parede.

Assente o espelho nos dois grampos fixos e marque ao de leve as posições dos grampos móveis, Retire o espelho e marque as posições devidas dos furos, assegurando-se de que os grampos deslizam o máximo possível para que o espelho possa ser colocado. Abra os furos e meta-lhes buchas; ponha o espelho na posição desejada e corra os grampos de modo a lixarem o espelho.

Limpeza

Utilize um limpa-vidros aplicado com um pano limpo e dê polimento com um pano macio.

Restauro

Não existe um método caseiro para restaurar espelhos descorados ou danificados. Leve o espelho a um vidraceiro e peça um orçamento da reparação. Ao comprar um espelho, lembre-se de que os utilizados nas casas de banho devem ter uma protecção adequada para que o espelhado não seja afectado pela humidade.

espelho

 


2 comentários

  1. Gerson Pascoal 19 de Abril de 2015
  2. Edilce 1 de Dezembro de 2015

Adicionar Comentário