Zonas de circulação de uma casa

O conforto da casa: a cada zona uma função

Todos os tipos de habitações (desde o grande apartamento ao estúdio), com a sua decoração, respondem às diversas funções da vida quotidiana, encontrando-se, deste modo, divididos em diferentes zonas.

Zona de circulação

Esta zona é constituída pelo hall de entrada, pelos corredores, pelas escadas, pelos patamares que servem o conjunto das divisões de um apartamento ou de uma moradia e, claro está, pelo espaço existente entre os móveis. A circulação deverá ser fácil, sem muitas curvas bruscas, e o mais curta possível.

Com efeito, é preferível deixar o máximo de espaço livre para as divisões principais e evitar longos trajectos entre estas. As portas deverão abrir no sentido do interior de cada divisão, a fim de não perturbar a circulação.

As circulações horizontais: entradas e corredores

A função do hall é proporcionar um acolhimento agradável assim que se entra numa casa. O seu papel é, por isso, muito importante. A luz do dia raramente se faz sentir na entrada de uma casa, uma vez que, em geral, se reservam as janelas para as divisões principais.

Assim, há que cuidar da iluminação artificial. A sua intensidade deverá ser um pouco mais fraca que as das divisões onde recebe as visitas, de modo a não parecerem tristes. As paredes iluminadas com lâmpadas colocadas no tecto proporcionam uma sensação de espaço, de respiração. Se as portas que comunicam com a sala de estar ou com o salão forem de correr, a passagem será totalmente livre e, em certas ocasiões, esta pode ser uma forma de aumentar o espaço.

Se necessário, podem mesmo ser eliminadas. No caso de grandes corredores, poderá alargá-los em termos visuais se diminuir opticamente o seu comprimento.

Enquanto espaço de transição entre a rua e a habitação, a entrada desempenha, também, uma função utilitária. É na entrada que as pessoas deixam e retomam certos acessórios e vestuário directamente relacionados com o exterior. Coloque no seu hall um bengaleiro espaçoso, para acomodar os casacos e outros acessórios dos seus convidados e amigos. Um espelho, exterior, pendurado numa parede (pode, também, ter a função de «aumentar» o espaço), ou interior, colocado na porta de um móvel, será cómodo para verificar, antes de sair, se a roupa ou o penteado estão em ordem.

A circulação vertical: as escadas

As escadas unem os volumes de forma vertical, Na maioria das vezes, situam-se nos corredores ou entradas, mas também podem fazer a ligação entre as divisões principais (por exemplo, de uma sala grande para o piso superior).

Existem diferentes tipos de escadas, mas todos deverão obedecer à regra do equilíbrio entre os degraus, Poderá ou não existir uma protecção entre o corrimão e os degraus. Contudo, para evitar os acidentes, sobretudo se a casa for habitada ou frequentada por crianças, será útil dotá-las desta protecção. A largura das escadas deverá ser su­ficiente para permitir a passagem dos móveis.


One Response

  1. Luiz Henrique Ferreira 27 de Outubro de 2014

Adicionar Comentário