Como colocar papel na parede

Saiba como colocar papel na parede, O que é necessário e dicas importantes para ter o papel colocado na parede rugas.

Colas, ferramentas e materiais para colocar o papel na parede

Existe no mercado uma vasta gama de colas para este efeito, algumas fornecidas em pó para misturar com água e outras em bisnagas prontas a usar. Peça ao seu fornecedor que o aconselhe, pois o tipo de cola depende do peso do papel. Alguns tipos de papel são vendidos com os reversos pré-revestidos de cola ou autocolantes.

Utensílios necessários. Uma tesoura grande de 30 cm pelo menos, uma tesoura pequena, lâminas ou uma faca tipo Stanley para aparar, uma esponja, um balde para a cola e uma trincha de 7 ou 8″ para aplicação da cola, uma escova de alisar ou rolo, um rolo para cantos, fita de aço, fio-de-prumo, lápis bem afiado e uma mesa de trabalho com cerca de 1,80 m de comprimento e 0,60 m de largura.

Como preparar as paredes

As paredes a revestir devem estar limpas, secas e sem rugosidades. Não é aconselhável aplicar papel novo sobre papel velho, pois o material novo e húmido pode soltar o papel subjacente.

Tape as rachas com betume celulósico e alise onde for necessário. Retoque as pinturas antes de aplicar o papel.

Como medir as paredes e comprar o papel

Meça o perímetro da divisão, incluindo as portas e janelas, e divida o valor obtido pela largura do papel escolhido. O resultado corresponde ao número de faixas ou tiras necessárias. Divida o comprimento do rolo pela altura da parede, o que dá o número de faixas que se podem obter por cada rolo. Conte com uma margem razoável para os acertos do desenho.

Divida o número de faixas necessárias pelo número de faixas por rolo para obter o número de rolos a comprar. Tente comprar rolos com o mesmo número de série e de fabrico.

Como cortar e colar o papel de parede

À medida da altura da parede some 5 cm de margem. Corte o papel nessa medida e estenda-o de face para baixo na mesa de trabalho, de modo que a borda superior e todo o papel em excesso fiquem pendentes da mesa para o lado direito. Aplique a cola no papel do centro para os lados, em espinha ou em faixas imaginárias, começando neste caso pela faixa central, e certifique-se de que as bordas também recebem uma boa camada.

Dobre o papel. Deixe-o absorver a cola de acordo com as recomendações do fabricante. Durante esse tempo, pode aplicar cola em mais uma ou duas tiras.

Como aplicar o papel de parede

Comece numa parede adjacente a uma parede de janela ou com um foco de luz natural. Meça a partir do canto a largura do papel menos cerca de 2,5 cm, de modo que o papel se dobre sobre a parede da janela.

Pegue na primeira tira de papel; desdobre o extremo superior e verifique o alinhamento com o fio-de-prumo.

Alisar ou rolo para comprimir o centro da tira contra a parede.

Em seguida, passe a escova do centro para fora, comprimindo finalmente as bordas.

Vinque com cuidado o papel contra o tecto ou sanca e rodapé, depois levante-o um pouco, em cima e em baixo, e com uma lâmina ou faca apare o excesso.

Volte a comprimir o papel no lugar e seguidamente utilize o rolo de cantos para garantir que as bordas ficam coladas.

Não use rolo de cantos nos padrões cm relevo estampado, excepto se forrados com espuma, para não amassar o padrão. Em vez do rolo, passe nas bordas uma esponja seca ou um rolo felpudo limpo.

Verifique a tira aplicada em todo o comprimento: elimine eventuais bolhas de ar, passando uma escova de alisar sobre o papel do centro para as bordas, fazendo pressão.

As bolhas pequenas desaparecem à medida que o papel vai secando. Se tal não acontecer, corte-as com uma lâmina e utilize um pincel fino para aplicar cola nova nas bordas do corte.

Volte a comprimir o papel e limpe o excesso de cola com um pano húmido.

Corte a tira seguinte depois de ter acertado previamente o desenho com a tira já colada. Se não tem muita experiência, corte uma tira de cada vez, a não ser que se trate de papel liso.

Continue a aplicação do papel até chegar a um canto — interno ou externo. Frequentemente, os cantos não são perfeitamente verticais. Para evitar rugas no papel, meça em diversos pontos a distância que separa do Canto a última tira de papel, acrescente 2,5 cm a medida maior e corte uma altura de papel com esta largura. Cole, coloque o alise o papel de modo que os 2,5 cm extras cubram o canto. Aplique depois o resto da tira cortada de forma que, no canto, esta sobreponha, no mínimo, a margem deixada pela tira anterior.

Verifique o alinhamento com o fio-de–prumo.

Como contornar corretamente as tomadas e interruptores

Se existirem tomadas e INTERRUPTORES, desligue a corrente no interruptor geral e desaparafuse o espelho da tomada ou interruptor o suficiente para poder cortar o papel, deixando uma estreita margem que deve ser introduzida por trás do espelho.

Se a tomada ou interruptor não puderem ser retirados, vinque no papel as bordas do espelho, depois faça cortes em X, retire os excedentes e alise cuidadosamente o papel em volta.

Como colocar o papel de parede nos caixilhos de portas e janelas

Nos caixilhos de portas e janelas, deixe cerca de 5 mm de margem para dobrar sobre o caixilho e ocultar qualquer pequeno intervalo ou irregularidade nas ombreiras.

Se a divisão onde está a trabalhar possuir um ponto visual central, como um fogão de sala, coloque a tira de papel que fica acima do fogão no centro deste.

Coloque em seguida as tiras dos lados, acertando pelo processo utilizado para os cantos.

Acha que depois de ler este artigo já vai conseguir colocar o papel na parede de sua casa?
Sim deixe nos comentários como correio a sua aventura. Se tem alguma dúvida deixe nos comentários que iremos responder-lhe para que consiga aplicar o papel na parede sem irregularidades.


Adicionar Comentário