Como utilizar uma motosserra sem correr riscos, como proceder à sua manutenção

A motosserra é uma ferramenta poderosa e de grande utilidade, mas a sua utilização requer força, cuidado e uma certa dose de habilidade! Com alguma prática, consegue cortar-se, com rapidez e eficiência, troncos finos e compridos em pedaços mais pequenos e rachar-se madeira pesada. No entanto, para cortar e desbastar uma árvore é aconselhável recorrer aos serviços de pessoas habituadas a esse tipo de trabalho.
ATENÇÃO. Nunca trabalhe com uma motosserra se estiver em cima de uma árvore ou de um escadote. As suas mãos, ocupadas a segurar a ferramenta, não poderão servir-lhe de apoio se porventura você ou a serra escorregarem, pelo que poderá ser vítima de um grave acidente. V. também ferramentas eléctricas, segurança com.
Existem motosserras com motor a gasolina ou motor eléctrico. Para uso doméstico, a mais indicada é a de tipo eléctrico. Se tiver necessidade de uma serra mais forte, com motor a gasolina, tente aluga-la num loja de ferramentas.
As motosserras vêm sempre acompanhadas de instruções detalhadas sobre a sua segurança e utilização. Estude-as cuidadosamente antes de começar a serrar. Use vestuário justo que não seja susceptível de se prender na serra. Calce luvas fortes de jardinagem, use óculos de protecção e, se possível, um capacete de segurança. Calce sapatos robustos ou, de preferência, botas de protecção com biqueiras reforçadas de metal.
Como preparar a serra. A corrente de corte deve ser cuidadosamente oleada e nunca ficar excessivamente oleada. Se aplicar uma corrente nova, embeba-a em óleo especial recomendado pelos fabricantes durante pelo menos uma hora antes de a utilizar.
A serra possui um reservatório de óleo, que deve ser mantido sempre cheio até ao nível recomendado, com um botão para olear que, quando apertado, lança óleo na corrente. Carregue no botão antes de cada corte e regularmente enquanto estiver a serrar.
Se a serra tiver muito uso, retire frequentemente a corrente de corte e a barra de guia e limpe-as cuidadosamente. Ao mesmo tempo, verifique se o metal não apresenta rebarbas ou sinais de desgaste. Em caso afirmativo, consulte as instruções do fabricante para saber o que fazer.
A corrente deve ser afiada nos prazos recomendados. Compre um conjunto de ferramentas de afiar indicado para o seu modelo específico c utilize-o de acordo com as instruções.
Uma serra eléctrica deve ser ligada a uma tomada de 13 A e nunca a uma tomada de iluminação normal, e o fusível da ficha deve igualmente ser de 13 A — v. fichas; fusíveis. Para maior segurança, ligue-a a uma tomada com um disjuntor diferencial. Se utilizar uma extensão, utilize uma fêmea blindada na ponta que liga ao fio eléctrico da motosserra. Na maior parte destas serras, a ligação é fornecida com o macho blindado e, em alguns casos, também com a tomada adequada.
Como utilizar a motosserra. Certifique-se de que a madeira que vai cortar está bem assente sobre os suportes. Não é aconselhável cortar madeira assente no chão, pois a serra pode raspar no solo e ficar danificada ou fazer rico? chete (v. em baixo). Assegure-se de que a corrente de corte não está em contacto com o que quer que seja quando a liga à corrente eléctrica.
Agarre na serra firmemente com as duas mãos, com os polegares e os outros dedos a rodear as pegas. Mantenha o corpo todo e o vestuário bem longe da corrente em movimento e tome muita atenção ao cortar. Não force para que a corrente não salte e corte com a parte da lâmina mais próxima do motor, o que permite segurar a serra com firmeza.
Esteja preparado para os ricochetes; a serra pode resvalar repentinamente, para cima ou para trás, se tocar num obstáculo, como, por exemplo, um prego escondido na madeira ou um objecto sólido perto dela. Mantenha a serra agarrada com firmeza para nunca perder o domínio da ferramenta.
Tente então cortar. Com a madeira apoiada nas duas extremidades, corte primeiro ele cima para baixo cerca de um terço do diâmetro do tronco. Em seguida, corte de baixo para cima. em direcção ao primeiro corte. Se a madeira estiver apoiada só num dos extremos, corte um terce) do diâmetro de baixo para cima, serrando depois de cima para baixo, de modo a evitar que a madeira prenda a serra. Se utilizar um cavalete, corte sempre do lado exterior dos suportes.
Quando estiver a cortar, faça com quê os seus ajudantes e as crianças se mantenham afastados pelo menos 10 m para evitar acidentes. Logo que acabe de cortar, desligue a motosserra, retirando a ficha da tomada de alimentação.


Adicionar Comentário