Como substituir uma roseta de tecto

Antes de adquirir uma nova roseta de tecto, examine a antiga para ver qual o tipo de que necessita. Desligue a corrente no quadro (v. FUSÍVEIS) e retire o fusível que protege o circuito de iluminação.
Desaparafuse a tampa e deixe-a escorregar ao longo do cabo flexível pendente.
Verifique o número de terminais que estão utilizados na roseta. Se só três deles tiverem fio. a roseta é alimentada por uma CAIXA DE DERIVAÇÃO;
Compre uma roseta com terminais semelhantes — ou use uma com mais terminais e deixe alguns desligados.
Se a roseta antiga tiver quatro terminais utilizados, a instalação é feita no sistema de anel. Todos os condutores passam por esta roseta, pelo que necessitará de adquirir uma com o mesmo (ou maior) número de terminais.
Como colocar:
Com uma chave de parafusos pequena, desaperte os parafusos dos terminais que seguram o cabo flexível pendente da roseta antiga e retire o cabo, a tampa da roseta e o casquilho.
Alivie os restantes terminais que seguram os fios vindos do tecto, anotando onde cada um deles está ligado.
Numa roseta de anel, assegure-se de que o fio preto do cabo do interruptor (ligado ao lado do fio castanho do cabo flexível) está marcado com uma etiqueta vermelha.
Endireite todos os fios e desaperte em seguida os parafusos que fixam a roseta ao tecto. Em casas mais antigas, a roseta pode ser constituída por duas partes, uma fixa ao tecto e outra aparafusada à primeira.
Retire a roseta antiga e escove algum pó e restos de gesso existentes. A roseta nova deve ajustar-se aos mesmos furos de fixação da antiga.
Passe os fios vindos do tecto pelo orifício existente no centro da roseta nova e prenda-a com os dois parafusos de fixação.
Ligue todos os fios, como se vê na gravura, aparafusando bem cada um deles ao terminal correcto.
Prepare um novo cabo flexível e ligue-o ao casquilho — v. ILUMINAÇÃO. No caso de pontos de luz com plástico, é suficiente um cabo flexível com dois condutores, mas se forem metálicos é necessário que o cabo flexível tenha três condutores para ligar o fio de terra à roseta de tecto e à massa do candeeiro.
Ligação com caixa de derivação. Na roseta entram três fios de cabo, que são ligados a três terminais. Os fios do cabo flexível do casquilho são ligados aos terminais de fase e de neutro.


Adicionar Comentário