Como reparar mangueiras de rega

Na sua maioria, as mangueiras são feitas de plástico, por vezes reforçadas com fibra de poliéster, o que as torna mais resistentes e mais flexíveis. As lojas de ferragens vendem diferentes acessórios para rega, como agulheias e aspersores.

Agulhetas ou ligações que pingam

Desenrosque a agulheta de plástico e verifique se as ligações estão em bom estado. Se estiverem boas, limpe-as com cuidado. Verifique se alguma anilha de borracha está danificada; nesse caso, substitua-a ou compre acessórios novos.

Mangueiras deformadas

As mangueiras, geralmente devido a uma má arrumação, deformam-se. Ligue a mangueira à torneira de água quente e faça correr a água através dela até que a consiga endireitar. A mangueira deve ser arrumada enrolada de preferência numa bobina – o que facilita a arrumação e evita que a mangueira se deforme.

Mangueiras danificadas

Se a mangueira estiver rota, pode repará-la com uma fita adesiva forte, enrolando-a bem na zona da ruptura. Se não conseguir resolver o problema deste modo, corte a parte danificada com uma faca afiada e ligue as extremidades com uma peça de ligação.

Em alternativa, se tiver uma porção de mangueira do mesmo diâmetro enfie nela ambas as extremidades da mangueira e fixe com duas braçadeiras.


Adicionar Comentário