Cogumelos, como cultivá-los e cozinhá-los em sua casa..

Os cogumelos podem ser cultivados dentro de casa em caixas — por exemplo, numa cave ou numa divisão pouco iluminada — ou fora de casa num canto sombrio do seu jardim. É difícil preparar o composto para o cultivo dentro de casa, por isso compre já a mistura devida num viveiro ou num produtor comercial, ou compre um recipiente.

O micélio também pode ser comprado separadamente. Se tenciona plantá-lo no jardim, certifique-se de que é próprio para se desenvolver no exterior.

Cultura fora de casa

Aproveite um dia quente e húmido entre o fim da Primavera e o princípio do Outono e, com uma pá côncava, levante pequenos quadrados de relva com cerca de 5 cm de espessura e separados 30 cm. Ponha em cada buraco um pedacinho de micélio do tamanho de uma noz e torne a colocar a relva. Os cogumelos nascerão dentro de 10 a 12 semanas.

Cultura dentro de casa

Plante o micélio em qualquer altura a cerca de 5 cm de profundidade numa tina ou numa caixa de composto, deixando 30 cm de intervalo.

Regue ligeiramente. Dez dias depois, cubra o composto com uma camada de terra fresca esterilizada, que pode obter num viveiro.

O recipiente para a cultura traz instruções próprias, que deve seguir.

 

cogumelos

Como cozinhar cogumelos

Os cogumelos são mais saborosos se forem cozinhados e comidos pouco depois de terem sido colhidos. Antes de os cozinhar, corte a base do caule e lave em água corrente. Se forem muito grandes, pele o chapéu e o caule.

Para os cozer a vapor, coloque-os na parte de cima de uma caçarola dupla, com um pouco de manteiga e sal, durante cerca de 20 minutos. Para salteá-los, corte-os em tiras fininhas e salteie em manteiga durante 3-4 minutos; sirva-os com o molho que ficou na frigideira. Para preparar cogumelos grelhados, esfregue-os completamente com manteiga e coloque-os a um calor moderado durante 6-8 minutos, voltando-os pelo menos uma vez.


One Response

  1. João 10 de Novembro de 2010

Adicionar Comentário