Cestos de Vime – Como arranjar e manter um cesto de vime

Os cestos de vime devem ser lavados e esfregados periodicamente com água morna, o que ajudará a manter o vime flexível e menos quebradiço.

Como substituir uma asa de um cesto de vime partida

A asa de um cesto consiste num aro de vime forte preso com uma tira de vime.

Solte a asa velha do cesto. Deixe o aro novo de molho em água quente durante pelo menos uma hora e em seguida afie as extremidades com um canivete ou uma faca. Enfie 5 cm de uma das extremidades no cesto. Vergue o aro e introduza a outra extremidade até à mesma profundidade.

Trabalhando do lado de fora do cesto, introduza a atadura de vime na parte entrelaçada à esquerda do aro. Enfie a outra extremidade por baixo da terceira fiada de vime à direita do aro. Cruze a atadura pela parte de cima do cesto e introduza-a por baixo da terceira fiada de vime.

Aperte bem a atadura e enrole-a à volta do aro com as beiras a tocarem-se, mas sem se sobreporem. Para terminar, cruze a atadura para a esquerda e a direita do aro, enfie a extremidade solta no entrelaçado do cesto e apare-a.

Como consertar um buraco no entrelaçado do cesto de vime

Corte todo o vime estragado até às ripas da armadura de sustentação mais próximas.

Ponha o vime novo de molho durante aproximadamente uma hora e a seguir prenda uma extremidade no entrançado junto de um dos lados do buraco, deixando uma ponta de 5 cm.

Preencha o buraco entretecendo o vime para cá e para lá, alternadamente pela frente e por trás das ripas da armadura. No fim da última fiada, corte o vime no ponto onde ele se sobrepõe à ripa. Corte a ponta que deixou no início do trabalho.


Adicionar Comentário