Como obter um acabamento com relevo numa parede ou num tecto

  • on 27 de abril de 2011
  • Likes!

Um acabamento com textura numa parede ou num tecto serve não só para disfarçar uma superfície em mau estado, como também para preencher as fendas mais pequenas. Se se decidir por um acabamento deste tipo, considere-o como um elemento decorativo permanente, pois é muito difícil de remover, além de sujar bastante.
Certifique-se de que o suporte sobre o qual vai aplicar o revestimento se encontra seco, limpo e livre de gorduras.
Retire todos os bocados de tinta solta ou descamada, bem como toda a pintura à têmpera antiga — v. TINTA DE REMOÇÃO.
Aplique uma camada do composto texturado com um rolo de lã ou de espuma vulgares ou um rolo de espuma com relevo — v. PINCÉIS.
Se utilizar um rolo normal, passe sobre o revestimento ainda húmido uma esponja, uma escova de picar, um pente de aço ou borracha ou uma escova de cerdas rijas para criar o padrão desejado.
No entanto, qualquer que seja o método escolhido, é aconselhável experimentá-lo previamente num cartão até conseguir o efeito desejado, antes de se «abalançar» a uma grande superfície.
Se no decorrer do trabalho verificar que o revestimento está a ficar concentrado em determinados pontos, alise-o com uma esponja húmida antes que O composto seque.
Deixe secar. Em seguida, proceda à decoração da parede ou do tecto com uma tinta adequada e uma trincha ou um rolo de lã.

Como remover revestimentos com textura :
Antes de iniciar o trabalho, retire da divisão os cortinados, móveis e objectos leves e reúna no centro, cobertos com lençóis velhos, os móveis mais pesados.
Cubra o chão com jornais velhos.
Muitos acabamentos texturados antigos contêm fibras de amianto, pelo que nunca devem ser removidos com lixa.
Com uma trincha velha ou um trapo embebido em água morna, molhe bem a superfície até que o revestimento amoleça, retirando-o em seguida com um raspador — v. COMO RETIRAR PAPEL DE. PAREDE.
Como alternativa, utilize um decapante específico para tinta texturada. Neste caso, use luvas de borracha e óculos de protecção.
Aplique uma camada espessa do produto com o auxílio de um pincel ou uma espátula e deixe actuar durante cerca de meia hora antes de proceder à remoção do composto texturado com um raspador.

Print Friendly, PDF & Email
Etiquetas do artigo:
· ·
Categorias do artigo:
Bricolage · Decoração de Interiores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *