Como tirar o máximo proveito de uma sauna

Uma tradição finlandesa, a sauna é um banho de ar quente tomado num quarto forrado de madeira não tratada que absorve a humidade. No banco supe­rior, a temperatura não deve ir além de 80°C, e a humidade relativa deve situar–se entre 5 e 10%; no banco mais baixo, a temperatura deverá ser de 50-60°C, com uma humidade entre 8 e 15%.

O calor faz subir a temperatura da pele acima da temperatura normal do corpo, que é de cerca de 37°C, aumen­tando o afluxo de sangue à pele.

As glândulas sudoríparas abrem-se, lim­pando poros em zonas que normal­mente não transpiram. Este processo tem por objectivo causar um relaxa­mento, aliviando as dores e limpando a pele.

Antes de entrar numa sauna, dispa-se, tire os óculos ou as lentes de contacto, se usar, e as jóias. Enrole-se numa toa­lha e sente-se sobre uma toalha espessa. Permaneça na sauna durante 5-15 minutos, ou menos se sentir demasiado calor ou falta de ar. Saia, nade um pouco ou tome um duche de água tépida e torne a entrar na sauna por mais 5 ou 10 minutos. Volte a sair e dê mais umas braçadas ou tome outro duche. Em seguida, descanse durante 20 minutos para arrefecer completa­mente. Não saia directamente da sauna para o frio, pois a reacção poderá pro­vocar um aumento rápido e perigoso de tensão arterial. Beba pelo menos 1 1 de água, a fim de compensar o líquido que o corpo perdeu devido à transpiração.

ATENÇÃO. As pessoas com tensão alta ou baixa, problemas cardíacos, diabetes ou qualquer outro tipo de doença não devem fazer sauna. Também as pessoas de idade mais avançada e as grávidas a devem evitar.


Adicionar Comentário