Dicas para fazer um Kart

O KART é um veículo terrestre sem suspensão e, praticamente, sem carroceria. Possui quatro rodas, sendo as duas dianteiras ligadas à direção e as traseiras responsáveis pela força de tração, vinda de pedais ou do motor.

A corrida de KART é um esporte automobilístico que serve como porta de entrada para jovens que desejam ingressar em esportes de velocidade.

DICAS PARA FAZER UM KART

Breve história do surgimento do KART

O KART surgiu nos EUA nos anos 50, e foi projetado por pilotos de aviões que queriam um hobby para os momentos de folga. O primeiro KART foi construído em Los Angeles, tendo como motor, um cortador de gramas.

 

Dicas de como montar um KART

Existem três maneiras de ter um KART: Comprando um usado, que custa em média 10 mil reais; comprando um kit de peças pela internet, que custa de 3 a 6 mil reais ou montando o seu do zero.

Vale ressaltar que fazer um KART é um trabalho de mecânicos veteranos, mas, se você tiver alguma pratica é possível que, com o material e as dicas certas, você consiga fazer um. Abaixo o passo a passo:

  • Faça um projeto:

Existem tamanhos e designs diferentes. Escreva todos os materiais que você precisará, quais os que têm disponível, assim como as medições e os detalhes que você deseja. Pra facilitar você pode buscar diagramas já feitos na internet, e só adaptá-los às suas preferências.

  • Medição

KARTS para motoristas jovens têm normalmente 75cm de largura e 125cm de comprimento; já para adultos, deve ter no mínimo 100cm de largura e 180 de comprimento.

  • Separe o material necessário

Se possível, procure pessoas que já construíram um KART para lhe instruir onde encontrar peças mais baratas. No mercado livre existem várias opções de usados, assim como em sucatas ou depósitos de ferro velho.

Para começar você precisará de um chassi, um motor e um sistema de direção para KART.

  • Soldador

Caso você não tenha experiência com solda, contrate um soldador.

Saiba que essa é a parte mais importante desse projeto, é sua segurança que está em risco, já pensou uma peça soltando enquanto você está correndo na pista?

  • Solde o eixo de direção ao chassi

O chassi deve ser firme e seguro, ele é a estrutura do carro e deve suportar seu peso e o do motor.

Solde-os bem reforçado.

  • Instale os eixos de suporte

Os eixos de suporte lhe permitirão fazer as curvas sem danificar o eixo da direção. Para as rodas da frente são necessários ângulos de 110º. Já os de trás, precisarão de rolamentos e porcas de fixação.

  • Banco e piso

Você poderá adaptar o banco como quiser, aproveitando até um sofá velho (deixe a imaginação fluir) , quanto mais confortável melhor. Para o piso, use madeira ou metal.

  • Instale o motor

Solde o motor. Marque com perfeição os lugares dos parafusos e da polia para que fiquem devidamente alinhadas ao eixo de direção. Se preferir, solde-os.

  • Rodas e freios

Use rodas especificas para KART. Fixe os freios nas calotas e use um pedal acionado com o pé. Garanta a segurança de seu carro deixando as mãos só para direção.

  • 10. Acelerador

Pode ser cabo de mão ou de pé, se possível opte por um de pé e instale-o.

Dicas finais

Procure um bom manual de KART para aumentar seu conhecimento na montagem dele.

Dependendo da dificuldade em comprar as peças, vale mais comprar um usado.

Teste o KART antes de iniciar a primeira corrida, as soldas podem não funcionar perfeitamente.


Adicionar Comentário