Como mudar o óleo ao seu carro

Mude o óleo do seu carro e substitua o filtro de acordo com as instruções do manual do utilizador. Use o tipo de óleo recomendado pelo fabricante e mantenha um registo das mudanças de óleo e de filtro. Trabalhe com o automóvel estacionado numa superfície horizontal.

Print Friendly, PDF & Email

Mude o óleo do seu carro e substitua o filtro de acordo com as instruções do manual do utilizador. Use o tipo de óleo recomendado pelo fabricante e mantenha um registo das mudanças de óleo e de filtro. Trabalhe com o automóvel estacionado numa superfície horizontal.

Como esvaziar o óleo

Provavelmente, terá de levantar com o macaco a parte da frente ou a traseira do carro e apoiá-la sobre um cavalete para chegar ao bujão de esvaziamento do cárter. Com o motor ainda quente esvazie o óleo. Espere até que o óleo deixe de pingar do furo de drenagem. Depois, limpe a rosca do furo com um trapo limpo e também o bujão. Verifique se a junta, caso a tenha, está em boas condições e substitua-a se estiver estragada. Torne a colocar o bujão, apertando com cuidado.

Como mudar o filtro

Coloque um recipiente por baixo do filtro. Se se tratar de uma unidade de filtro completa, retire-a. Limpe cuidadosamente a flange onde o filtro enrosca na parte lateral do motor e coloque o novo filtro. Num filtro de vaso, retire o elemento filtrante, juntamente com o anel ou junta vedadora. Limpe muito bem o interior do vaso de metal com querosene e seque-o. Coloque novamente a mola e a arruela e introduza o novo filtro. Limpe a flange na parte lateral do motor e unte a nova junta, que é fornecida com o filtro, com o óleo de motor novo. Coloque a junta com cuidado na sua ranhura. Encoste o vaso do filtro à flange de montagem e introduza o parafuso central na rosca. Aperte-o à mão. Aperte-o depois sem forçar com uma chave de bocas.

Como deitar o óleo

Com o automóvel estacionado numa superfície horizontal, pode obter uma leitura real do nível do óleo. Tire o tampão de enchimento, situado na tampa da cabeça do motor, e limpe-o com um trapo embebido em querosene. Se o tampão tiver um filtro de rede metálica, lave-o com querosene e seque-o com uma bomba de ar de pedal. Introduza um funil de plástico no furo de enchimento para evitar salpicos e deite o óleo em pequenas quantidades de cada vez. Verifique com frequência o nível do óleo com a vareta e pare de encher quando o nível estiver na marca de máximo ou imediatamente abaixo dela. Ponha o motor a trabalhar e deixe-o assim durante alguns minutos. Desligue-o e espere cerca de 10 minutos. Verifique outra vez o nível com a vareta e deite um pouco mais de óleo, se for preciso. Procure eventuais vazamentos de óleo no filtro ou no bujão do cárter e aperte onde for necessário. Volte a colocar o tampão de enchimento.

Print Friendly, PDF & Email
Etiquetas do artigo:
· · ·
Categorias do artigo:
Automóveis

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *