Como calcular a idade de um gato em anos humanos

Sabe qual é a verdadeira idade do seu gato? Será que ainda é um adolescente, um adulto ou quase um ancião?

Muitas pessoas pensam que cada ano de vida de um gato é equivalente a mais ou menos sete anos humanos, mas na realidade é mais complexo que isto, podendo variar consoante diversos fatores.

Os gatos, em comparação com os humanos, têm infâncias muito curtas, mas o seu crescimento diminui para um ritmo mais constante conforme vão envelhecendo.

Aqui ficam algumas dicas para saber como calcular a idade de um gato em anos humanos.

 

 

  • Em primeiro lugar, determine no calendário a data de nascimento do seu gato. Se não sabe a data em concreto, pode ser aproximada e com a ajuda de um veterinário pode ficar com uma ideia mais precisa da idade do animal, caso este não tenha estado consigo desde gatinho. Depois de fixar uma data para o nascimento, determine os anos que o gato já viveu.
  • Ao primeiro ano de vida do gato correspondem 15 anos humanos. Este cálculo é feito tendo em conta a comparação entre a idade em que os gatos e humanos atingem a maturidade. Os gatos atingem a maturidade sexual por volta do final do primeiro ano de vida, em comparação com os seres humanos, que a atingem na adolescência.
  • Para calcular a idade no segundo ano, adicione mais 9 anos. Ou seja, a um gato com 2 anos de vida corresponde 24 anos humanos. Lembre-se sempre que este cálculo é aproximado e que pode depender de raça para raça. Por exemplo, os gatos da raça Maine Coon apenas atingem a maturidade entre os 3 e 5 anos de idade.
  • A partir dos 3 anos de vida, adicione sempre mais 4 anos humanos.  Embora o seu gato vá envelhecendo a uma velocidade maior que a sua, já começa a ser mais constante que nos anos iniciais.
  • Em resumo, podemos ter a seguinte comparação: 1=15, 2=24, 3=28, 4=32, 5=36, 6=40, 7=44, 8=48, 9=52, 10=56, 11=60, 12=64, 13=68, 14=72, e 15=76.
  • Online poderá encontrar diversas páginas com tabelas e calculadoras, que lhe permitem saber rapidamente a idade do seu gato em anos humanos.

Tenha em atenção que os gatos, como acontece connosco humanos, também envelhecem consoante o seu próprio ritmo. Nem todos os gatos são iguais e alguns são mais propensos a ter doenças ou a viver por mais anos.

Fatores como o género (macho ou fêmea), se é esterilizado ou não e a sua própria raça podem determinar desde logo a longevidade do seu animal de estimação. Acima de tudo, para que o seu gato viva durante muitos anos, aconselhamos que lhe preste todos os cuidados essenciais, visitas regulares ao veterinário, uma boa alimentação e muito carinho e amor.

Print Friendly, PDF & Email
Categorias do artigo:
Animais · Gatos

Comentários

  • Para os amigos que são fãs de gatos, como eu.

    Edna Simões Turcatto 23 de janeiro de 2013 20:28 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *