O que são estuários, características das plantas e animais que lá vivem

Os estuários são zonas confinadas, onde a água dos rios se encontra com a do mar. Fortemente influenciados pelas marés, sofrem oscilações significativas dos valores da salinidade e temperatura, exigindo aos seres vivos especiais adaptações.

Quais os animais que vivem em estuários

No entanto, a abundância de nutrientes e o facto de constituírem áreas protegidas do ponto de vista climatérico e da presença de grandes predadores, faz com que estes ecossistemas sejam muito ricos em formas de vida. Por outro lado, os estuários são ainda utilizados por muitas espécies como viveiros, ou seja áreas onde os juvenis encontram abrigo e alimento durante asprimeiras fases do seu crescimento.

Plantas dos estuários tropicais

Nas zonas abrigadas dos estuários tropicais surgem frequentemente os Mangais, constituídos por grupos de plantas típicas de pântanos de água salgada, de que se salientam as mangeiras. Apresentam raízes superficiais, erguendo-se por vezes bem acima do nível da água ou lama, e estendendo-se por vastas extensões.

São ecossistemas muito ricos e diversificados, habitados por comunidades únicas que representam uma curiosa mistura de animais aquáticos e terrestres.

Peixes que vivem nos estuários

Os peixes do género periophtalmus são um conhecido habitante dos mangais. Passam a maior parte do tempo fora de água, rastejando no lodo ou trepando para as raízes, tendo adquirido para o efeito as adaptações à sobrevivência tanto na terra como na água


Adicionar Comentário